AMIZADE


Em nossos dias é muito difícil encontrar amigos, pessoas dispostas a sofrerem conosco, fortes, que possam nos ajudar a carregar as cargas da vida, pessoas que sabemos que de fato irão nos ajudar e não nos colocar mais para baixo, a quem possamos confiar segredos. Porém não nos faltam acusadores, para fazer piadas, criar histórias a nosso respeito, entre outras coisas.
Rm 15.1 “Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos”. Isto dá uma conotação de empatia (colocar-se no lugar de outro).
A respeito de empatia, conta-se uma história de um cego sentado na calçada em Paris, com um boné aos seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia: “Por favor, ajude-me, sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o pedaço de madeira, virou-o e escreveu uma nova mensagem. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora. Pela tarde, o publicitário passou novamente por ali… Agora o boné do cego estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas e o perfume e lhe perguntou se havia sido ele quem reescrevera seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito. O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com seu anúncio, mas, com outras palavras”. Sorriu e continuou seu caminho. No cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la.” (Autor desconhecido)
“Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram” (Rm 12.15). Temos que sentir as dores de nossos amigos como se fossem nossas dores. Quem não consegue se colocar no lugar dos outros são as crianças, elas não sabem ver pelos olhos dos outros. Se você disser: Dê este brinquedinho para ele, que ele quer brincar também. Ela não vai entender, porque ela não tem esta percepção. Para as crianças o mundo gira em volta delas. E quantas vezes nós nos comportamos assim com nossas amizades, tudo tem que girar em nossa volta. Meus amigos têm que ligar para mim, eles têm que me chamar para sair, eles têm que estar comigo quando eu precisar, têm que deixar depoimento para mim no Orkut e sempre que entrar no MSN têm que falar comigo. Enquanto isso, nós não fazemos nada daquilo que exigimos deles. A amizade tem que ser recíproca e sem interesses, simplesmente eu faço isso, porque você é meu amigo. Nós, os cristãos, deveríamos ser os melhores amigos do mundo. Porém, não o somos. A igreja cristã ainda é cheia de inveja, egocentrismo, não é caridosa, não temos empatia e muito menos amor altruísta. Gandhi, um líder religioso, certa vez disse que se nós, cristãos, vivêssemos o amor que pregamos, o mundo seria outro. E isso é verdade, nós temos que praticar aquilo que sabemos.
Existe um ditado popular que diz: “Aquilo que você não quer para você, não dê para os outros”. Isso é muito importante, porém, o Evangelho nos ensina assim: “aquilo que você quer para você, dê para os outros”. A mensagem de Jesus é sempre uma mensagem que vai partir de você para os outros, é você que toma a iniciativa. A mensagem dEle é uma mensagem altruísta. E sabemos que amar de forma altruísta não é fácil. Mas, para sermos bons amigos, temos que estar preocupados uns com os outros.
Jo 15.13”Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles”. Não temos como fugir, Cristo é o nosso maior amigo, deu a vida por nós. Ele é o maior exemplo. Se você quer ser um bom amigo aprenda com Ele, imite-O.


Leave a Reply