A UNIDADE DO CORPO DE CRISTO


É possível um mundo inteiro falar uma única língua? Ou mesmo uma única nação falar a mesma língua durante séculos? É possível que dentro de uma mesma igreja fale-se uma mesma língua? "Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar" (Gênesis 11.1).         
A palavra Babel é oriunda do grego e significa divisão, confusão. Essa divisão se interpõe aos ensinamentos bíblicos, ao crescimento da Igreja como organização e da Igreja como organismo e a vontade de nosso Pai que nos chamou a um só espírito.
Quando volto meus olhos para o ministério de ensino, observo que é necessária a cobrança de um compromisso com tudo o que é feito para o Senhor, como o cordeiro sem mácula oferecido na Antiga Aliança (Êxodo 12.5) e como o cordeiro (Jesus, o Cristo) da Nova Aliança (1Pedro 1.19).
Não esquecendo de que todos somos pecadores, caso contrário nós poderíamos auto infligir as feridas da cruz e salvávamo-nos a nós mesmos, porém existe uma diferença entre aquele que fora e aquele que está dentro da Igreja, quem adentra a Igreja deseja ser sarado, deseja ser tratado, e que o Senhor trate diretamente conforme suas misericórdias, tendo-se assim um pequeno vislumbre do caráter de Cristo (Efésios 4.13).
Portanto, é possível sim que a Igreja fale uma mesma língua, pois no princípio, a vontade, o projeto de Deus para a Igreja, era a unidade, mesmo sendo uma tarefa difícil ensinar que se deve ter compromisso com o que se oferece no altar do Senhor e que nada deve ser oferecido de qualquer forma, ela é necessária ou nos limitaríamos à religiosidade.
Difícil (se fosse fácil o nome não seria trabalho), mas totalmente possível se, e somente se, a Igreja estiver desfrutando plenamente da unidade do corpo de Cristo citada pelo apostolo Paulo, pois o espírito que opera é o mesmo (1Coríntios 12.11).

Moema Batista de Albuquerque 
Aluna do curso de extensão em Música Sacra

Leave a Reply