SOBRE A ESCOLA




O que seria o pastorado e qual a sua relação com a Teologia? Eles são a mesma coisa? Pra que entrar no seminário?
Escrevo isto porque salta aos olhos a má compreensão que muitos têm a respeito do papel do seminário na vida pastoral, e o que é o pastoreio. É por isso que se escutam alguns alunos nos corredores falando, pra que Filosofia? Pra que Religiões Comparadas?  Muitos outros comentam do desaparecimento dos sonhos de seus colegas, esfriamento espiritual, e abandono da fé. Principalmente pensam que o seminário formará pastores. Puro engano, serão formados ali teólogos e músicos. O pastoreio deveria ser formado na igreja, e deveria haver a consciência de que a ida ao seminário ocorre a pessoas que estão sendo pastoreadas e pastoreiam outras (e que Deus colocou nelas uma paixão enorme por isso), e querem que o conhecimento aprofundado da teologia, possa ser aplicado ao pastoreio que já realizam. Não dá pra esperar um diploma pra exercer o pastoreio, e não estou aqui falando em abrir uma nova igreja ou assumir uma congregação, falo do discipulado mais simples que ocorre através da influencia de minha vida e sua vida, na vida de outras pessoas com quem caminhamos juntos.
Não estou aqui, de forma alguma, desmerecendo o seminário, muito pelo contrário, tenho utilizado muitos conhecimentos no pastoreio (percebem, como tive que usar a palavra utilizar? Não dá pra só pensar no pastoreio), o seminário tem sido uma benção na minha vida, e agradeço a Deus por ter colocado em mim a vontade de estudar aqui.
Uma vez, discutindo sobre este assunto, me perguntaram: “mas aí você tem ver qual o ministério que Deus quer pra você lá na frente.” Ao que respondi: Meu ministério? Hoje meu ministério de pastoreio, é pastorear um grupo que se reúne na minha casa na segunda. Não gerenciar pra que funcione, mas estar aberto em oração para que Deus use com o fim de que eles possam se pastorear entre si (eu me incluindo no grupo). Se Deus vai me colocar como autoridade de alguma instituição mais a frente, é outra história. Até porque eu posso ser esta autoridade maior de uma instituição que chamamos igreja, realizar as mais belas pregações na MINHA IGREJA, visitar todo mundo e não pastorear ninguém.
Ir para um seminário não indica muito em relação a um pastorado, isto porque o pastoreio perde seu significado na teoria, o pastoreio se compartilha no caminhar lado a lado. Devo ir ao seminário como esponja para que todo conhecimento seja aplicado no pastoreio da forma que Deus quiser, mas não esperar a formação de pastor. A teologia serve ao pastoreio, e qualquer revelação de Deus veio a nós por causa de um anseio pelo relacionamento com Ele próprio. O relacionamento com Ele reflete nos relacionamentos uns com os outros. E devo caminhar com outras pessoas em amor, e demonstrando o cuidado de Deus para elas me regozijando na verdade junto com elas, celebrando nosso relacionamento em Jesus em todo o caminho com Ele.
Lá em João 21:15-17, ELE pergunta 3 vezes a Pedro: Tu me amas? Qual a implicação da resposta positiva de Pedro (respondida também 3 vezes)? “Apascenta minhas ovelhas!”

Aluno do 3º ano do curso de Teologia
 

Leave a Reply