Archive for fevereiro 2011

O pedido mais ousado


 O desejo do coração de Deus - Êxodo 33
“Rogo-te que me mostres a tua glória.” Moisés fez um pedido ousado a Deus. Nenhum homem podia ter feito um pedido mais ousado e perigoso do que este. Para Moisés, significava um sinal de aprovação, um sinal de que Deus estaria com ele e o povo durante todo o caminho. Mas para Deus, revelar a sua glória ao homem significaria que este homem não viveria mais. “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” Esta foi a resposta de Deus.
Este pedido de Moisés não significa que ele era um tolo e que não sabia das consequências. Mas sim, que Moisés sabia que na Presença de Deus ele não morreria. Nada, nem ninguém poderia tocá-Lo ou mesmo alcançá-Lo. Moisés sabia que estava na presença do Único Deus, criador de todas as coisas. Ele não morreria, a menos que seu Deus assim o quisesse. E a resposta de Deus foi: “Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha.”
Isso nos faz perceber que Deus não se irritou com o pedido ousado de Moisés, não se afastou dEle para sempre, porém, fez com que Moisés fosse colocado próximo a Deus, e ali, próximo a Ele, Moisés poderia ver a glória de Deus depois dEle ter passado.
Se pararmos para pensar, o desejo do coração de Deus é que o homem busque a Sua face (2 Cr. 7.14). “se o meu povo, que se chama povo de Deus”. Todo aquele que é povo de Deus deve buscar a face de Deus. Deve desejar estar com Ele, em sua presença, para saber o Seu caminho e conhecê-Lo.
Quando me refiro a um pedido ousado, não quero dizer que devemos pedir o impossível somente por ser impossível. Mas sim o impossível que agrade ao coração de Deus. Pois é verdade que Deus não fez como Moisés queria, mas sim como deveria ter sido. E isso aproximou Moisés de Deus de uma forma impressionante. O texto bíblico nos fala que Deus era quem falava com Moisés como quem fala a um amigo (v.11).
Todo o povo pode ver a glória de Deus no rosto de Moisés e sabiam que ele havia estado com Deus.
Hoje Deus nos faz saber o desejo do seu coração: “Busquem a minha face!” Um pedido que nos permite ser ousados e confiantes como nos diz Paulo em Hebreus 10:19: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus…
Que sejamos ousados hoje, sabendo que a glória de Deus nos alcançou através da graça de Seu amor e desejemos ver a face de Deus, para que Ele nos faça estar ao seu lado até podermos ver seu rosto como Ele é.
Este é o desejo do coração de Deus para o Seu povo.

Sérgio Inojoza       
Via

Capelania


O DASG, juntamente com o professor Pr. Ademar Paegle, estarão administrando e agendando visitas para os alunos de Capelania e demais interessados na área.
Em breve daremos mais informações.
Esteja em oração por mais este ministério no STBNB!

Culto Jovem no STBNB


No próximo sábado, dia 26 de fevereiro de 2011, será realizado na Capela David Mein, às 19h, um culto com enfoque missionário  voltado para os jovens.  Além de propiciar um estreitamento entre a juventude pernambucana e a JMM. O culto visa mobilizar jovens para o Campo  de Missões Mundiais, despertando-os para a vida vocacional, enfatizando a importância dos jovens na construção de um novo panorama missionário.
O culto contará com  a participação da missionária Analzira Nascimento, missionária da JMM.
A Missionária Analzira Pereira do Nascimento é doutoranda em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, e mestre pela mesma instituição (02/03/2005), onde defendeu dissertação sobre Pastoral em situação de conflito e crise na guerra civil de Angola, no período de 1985 a 2002. É enfermeira e bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (1980). Atualmente é a coordenadora geral do Projeto Radical – Voluntários Sem Fronteiras, da Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira, que tem como objetivo recrutar, selecionar, treinar e enviar jovens vocacionados para trabalharem como voluntários junto a comunidades africanas e latino-americanas com baixos indicadores sociais. Tem experiência na área de Missiologia, com especialização em Missão Integral, atuando em projetos com ênfase na missão encarnacional, transformação de realidades e comunidades, missão em situações de crise, necessidades do mundo e juventude com propósitos.

Seja medico!


Não é nenhuma novidade que igrejas são também chamadas de comunidades terapêuticas, algumas têm buscado atender bem a esta necessidade, mas poucas acertam a razão de cuidar de pessoas. Uma conhecida frase de Karl Marx se tornou bastante difundida entre os ateus por expressar o seguinte: "A religião é o ópio do povo". De certo modo eu concordo com Marx e vou explicar.
No Novo Testamento Bíblico há uma série de textos que relatam encontros de Jesus com pessoas, que vão desde crianças aos mais respeitados líderes religiosos e estatais daquele tempo. Começo logo a notar o tipo de tratamento que foi dado a cada uma dessas pessoas. Os religiosos, homens socialmente respeitados receberam as mais duras críticas de Jesus, houve casos em que foram chamados de raça de víboras! Esses religiosos se consideravam perfeitos e por isso achavam que não necessitavam da cura de Jesus.
Felizmente muitas mulheres e homens considerados imperfeitos também tiveram um encontro com Jesus. Estes foram tratados como filhos, onde o amor do Pai lhes era demonstrado em curas milagrosas, no sentar à mesa e dividir o pão. Pessoas doentes para a sociedade foram alvo da maioria das ações e situações narradas nos evangelhos. Muitos tiveram curas de enfermidades mentais e físicas, outros nem sequer tinham doença física, mas eram descartados pelos religiosos por não fazer parte da mesma descendência.
Todo esse absurdo foi combatido por Jesus e está amplamente descrito na Palavra de Deus, hoje não é diferente. A religião têm adormecido as pessoas à Verdade, têm sido um ópio para o povo. A cruz de Cristo virou um símbolo e o Cristo da cruz não é mais pregado, pois o que vale hoje é alimentar esperança da fé tão somente pela fé, ou da fé em si mesmo. Religiões que pregam cura física e deixam as pessoas doentes aguardando um “milagre financeiro” estão por todas as partes.
Faça diferente, seja “médico” e indique a cura... fale de Jesus Cristo e deixe que o Espírito Santo guie as pessoas ao Pai!

"Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes."  (Mateus 9 : 12)

Soli Deo Gloria
 

Seja um colunista nesse BLOG!


Você, aluno ou aluna do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, cursando Música ou Teologia, deixe sua marca no nosso BLOG.
Publique um texto seu em nossa página!

Regras:
1. Escreva um texto fonte Arial 12 com o tamanho MÁXIMO 1 (uma) página;
2. De preferência que seja inspirado biblicamente e que contenha palavras de motivação para os leitores;
3. Tome cuidado com o português e não use palavras pejorativas, ambíguas etc;
4. Envie para o email: movimentodasg2011@gmail.com

E pronto! Depois de aprovado (sim, ele estará sujeito à aprovação), nós o publicaremos em nosso Blog com os devidos direitos: seu nome, curso e link (se tiver).
Junte-se a nós! Afinal, esse BLOG está de portas abertas para você!

P.S.: Se você é ex-aluno (a) da casa e quer deixar uma mensagem, também pode fazê-lo. Basta seguir os mesmos procedimentos!
 

Nossos cultos semanais...


Os cultos semanais dos alunos dos Cursos Regulares de Formação em Teologia e Música Sacra serão realizados das 20h às 20h40, na Capela Dickson, observando a seguinte escala:
TERÇA-FEIRA – Alunos do Curso Regular de Música Sacra
QUINTA FEIRA – Alunos do Curso Regular em Teologia
Na última quinta-feira de cada mês o culto será na Capela Pr. David Mein, com a participação conjunta dos Cursos de Formação em Teologia e Música Sacra. A participação nos cultos de alunos de outros cursos oferecidos no momento pelo STBNB é opcional.
 

Quem somos!


O Diretório Acadêmico Salomão Ginsburg (DASG) tem como finalidade atuar na representação e defesa do interesse dos discentes do STBNB. Baseando suas atividades na assistência aos discentes, na defesa da excelência acadêmica e na eficiência em projetos que tenham como foco prioritário a própria comunidade seminarial. Tendo como valores a democracia, excelência, liberdade, comprometimento, transparência e seriedade.

O DASG atualmente é formado pelos alunos:
Presidente: Tarciso (Teologia) - @TARCISORUSIVEL
Vice: Henniel (Teologia)
1ª Secretária: Valéria (Teologia)
2º Secretário: Tarcísio (Música) - @tarcisioglima
1º Tesoureiro: Bruno (Música) - @brunorscarvalho
2º Tesoureiro: André (Teologia)
1º Suplente: Geandre (Teologia)
2ª Suplente: Brenda (Música)
Coordenadora de redes sociais: Kênia (Música) - @KeniaSiqueira

Professores: João Ferreira e Marcos Bittencourt